Acúleo (performance I de uma trilogia com registo fonográfico)

Que quimera é, então, o homem? E a mulher?

Que perversa, cruel, caótica, que prodigiosa!

Juíza de todos os temas e não temas,

lombriga substituta,

reservatório da verdade e da inocência,

fossa de incerteza e do erro,

da glória e da escória do planeta...

Acúleo

derivado do espículo, irmão do aguilhão, distingue-se dos espinhos caulinares por ser mutável, fácil de extrair, de se metamorfosear.

Acúleo, com um EP gravado em Dezembro de 2022 pelo AH! (colectivo Mural Sonoro), é uma performance de spoken word que sonda memórias familiares de origens geográficas distintas. Marcada por recriações mnemónicas que passam pela vivência em período-contexto de extrema ruralização, a experiência citadina britânica e a lisboeta. Quase cinematicamente, deambula por várias encarnações: a redescoberta da pulsão da morte e a libido, a velhice, a decrepitude, a guerra, a religião, e, particularmente, o desaparecimento físico de pessoas próximas.

Entre indícios que apontam para a sensibilidade com o imaginário da Sturm und Drang em cenário contemporâneo, o abissal e o fantasmagórico, encontraremos a consciência aguda das desigualdades sociais, do direito à opacidade e da importância de reescrevermos a única coisa que herdámos, a nossa história, antes de contarmos outras?

Nesta performance:

Texto e interpretação: Soraia Simões de Andrade

Música: João Diogo Zagalo

Músicos: Gonçalo Zagalo Pereira, João Diogo Zagalo

Poster: Elagabal Aurelius Keiser

apoio à produção artística/conceito: AH! associação Mural Sonoro

contributo mínimo à entrada: 5 euros

No próximo dia 2 de Outubro estaremos, pelas 18h, no pátio da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) a convite do AMOSTRA.fest

Nota: para assistir à performance do dia 2 de Outubro na ESTC não é necessário marcação


Comment