O  Mural Sonoro  faz agora parte do Europeana Sounds, na British Library, e sediado, em Portugal, no Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL. São sons de todos os géneros – musicais, dialectos, memórias orais ou simplesmente sons da natureza –, e de várias latitudes geográficas e culturais, que passam agora a contar com o vasto acervo do Mural Sonoro.

Parcerias:

The British Library – Reino Unido
Stichting Nederlands Instituut Voor Beeld en Geluid - Holanda
Stichting Nederland Kennisland - Holanda
Stichting Europeana - Holanda
National Technical University of Athens – Grécia
Bibliothèque nationale de France - França
AIT Austrian Institute of Technology Gmbh – Áustria
Net7 Srl - Itália
We Are What We Do Community Interest Company – Reino Unido
Centre National de la Recherche Scientifique - França
UAB DIZI - Lituânia
Deutsche Nationalbibliothek – Alemanha
Music Library of Greece - Grécia
Istituto Centrale per il Catalogo Unico delle Biblioteche - Itália
Irish Traditional Music Archive – Irlanda
Max Planck Gesellschaft Zur Foerderung der Wissenschaften E.V. – Holanda
National Library of Latvia - Letónia
Technisches Museum Wien mit Osterreichischer – Áustria
Rundfunk Berlin-Brandenburg - Alemanha
Sabhal Mor Ostaig – Reino Unido
Statsbiblioteket – Dinamarca
Oesterreichische Nationalbibliothek – Áustria
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa – Portugal
Comhaltas Ceoltoiri Eireann – Irlanda

Data de início:

Fev 2014

Data de fim :

Jan 2017

Duração:

3 anos

Resumo:

O projecto Europeana Sounds foi lançado no dia 1 de Fevereiro de 2014. Este projecto de três anos, co-financiado pela Comissão Europeia, dará acesso, até Janeiro de 2017, a uma massa crítica de conteúdos sonoros digitais. Mais de 540 000 registos em alta definição serão disponibilizados online através da Europeana, da música clássica e tradicional aos sons do mundo natural e ainda a memória oral.

Coordenado pela British Library, o projecto reúne como parceiros 24 bibliotecas nacionais, instituições ligadas ao som, centros de investigação e Universidades, distribuídos por 12 países europeus.

Os conteúdos seleccionados no âmbito deste projecto ilustram a riqueza e variedade do património sonoro europeu: performances de música clássica e contemporânea cujo atractivo é intemporal e universal; música e contos tradicionais; efeitos sonoros, ambientes sonoros e sons da natureza; línguas, pronúncias, dialectos e memórias orais. Estas recolhas reflectem a diversidade de culturas, histórias e línguas e a criatividade dos povos europeus ao longo dos últimos 130 anos.

O Europeana Sounds alargará o acesso a um vasto conjunto de conteúdos que ilustram o papel desempenhado pelos sons na paisagem social, cultural e científica dos nossos tempos. Desde os dialectos perdidos aos sons de ambientes naturais em vias de extinção ou à música contemporânea, o Europeana Sounds aproximar-nos-á do passado recente no tempo presente, unidos em torno de um património auditivo comum. Boa parte deste património nasceu na era dos direitos de autor e a sua preservação para as gerações futuras deverá avançar no sentido do livre acesso a materiais ainda protegidos por direitos. Estes sons formam um novo campo da nossa cultura partilhada e o principal desafio será garantir o seu acesso ao grande público nesta era digital.

Coordenação:

Geral: Richard Ranft (British Library)
Portugal: Maria Fernanda Rollo ( Presidente Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Socais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa)

Equipa: Salwa Castelo Branco (Departamento de Ciências Musicais FCSH/UNL e Presidente do INET-md, da FCSH/UNL)
Ruy Vieira Nery (Dep. Ciências Musicais FCSH/UNL e Fundação Calouste Gulbenkian)
Ana Paula Guimarães (Presidente IELT - FCSH/UNL)
Maria Inês Queiroz (IHC-FCSH/UNL)

*Nota: o violino presente na imagem de capa deste texto pertence ao músico espanhol César Carazo e foi tirada por Helena Silva durante a sessão do ciclo Conversa ao Correr das Músicas no Museu da Música.

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