capa, pintura de Paulo Robalo para este número

capa, pintura de Paulo Robalo para este número

*Recebemos muitas mensagens de agradecimento após a publicação do primeiro número da Revista Mural Sonoro em Junho de 2020

Talvez devido à dimensão do número (cerca de oitenta páginas) e da nossa proposta (o cruzamento entre práticas culturais e artísticas, a história contemporânea e outras ciências sociais e humanidades) continuamos a receber mensagens com conteúdos distintos mas sempre laudatórios de novos leitores e ouvintes da Mural Sonoro. O que me deixa muito emocionada e, apesar da frequente inquietação, com uma sensação boa, em certa medida, de cumprimento de alguns objectivos que têm alimentado quer este processo de criação da revista como a natureza da Mural Sonoro enquanto plataforma associativa.

As temáticas que abordamos não estão circunscritas a um tempo ou a um espaço, ou mesmo que daí possam partir (de uma conjuntura histórica ou de um contexto espacial precisos), têm o desejo de diálogo com a actualidade ou de ousar uma reflexão, em várias disciplinas, que se centre no pensamento e no diálogo comparativos e complementares entre o passado e a contemporaneidade.

Temos uma vontade acrescida de continuar a fazer mais e melhor, com tempo e critérios editoriais. Foi por esta razão que decidimos alterar para trimestral a periodicidade da revista.

A revista Mural Sonoro é gratuita e pretende continuar a sê-lo no universo digital, embora tenhamos determinado a publicação de um número anual impresso, pelo que o contributo de quem nos lê é importante.

Neste número estão em destaque textos de Amanda Palomo Alves, Diogo Varela Silva, Érica Faleiro Rodrigues, Eugénia Melo e Castro, Gabriela Ruivo Trindade, Joseph Silva, Luana Loria, Lucas Fidalgo Knoeller, Luís d’Alva Teixeira, Miguel Tiago, Paulo Robalo, Ricardo Alexandre, Rui Almeida, Susan de Oliveira e Virgínia Baptista.

Num novo separador, Sala de Estar, as conversas que mantive com Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Luís Afonso (A Mosca, Bartoon) e Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (Clã).

No nosso canal Youtube as entrevistas a Pedro Schacht Pereira (The Ohio State University, vídeo-entrevista) e Isabel Cabral e Rodrigo Cabral (Galeria Serpente, Porto) dirigida pelo artista plástico Paulo Moreira. Em destaque ainda as imagens da fotógrafa Helena Silva durante o recolho primeiro e a incerteza posterior a que a peste nos tem votado.

Boas leituras e audições.


*Soraia Simões de Andrade  

Comment