62ª Recolha de Entrevista
Quota MS_00061 Europeana Sounds
BI: Fernando Meireles é um músico-construtor, artesão, que ao fim de cerca de duas décadas e meia permanece no fundo de um dos corredores de ar abandonado da Associação Académica de Coimbra com a sua oficina-atelier.
O seu trabalho longo tem sido consagrado à feitura de instrumentos musicais: com encomendas várias de cordofones por si feitos a músicos como Pedro Caldeira Cabral ou Júlio Pereira, mas também a sanfona, a concertina*, a viola braguesa, o bandolim e cavaquinhos tocados no grupo do qual faz parte (Realejo) saíram todos da sua oficina.
Fernando Meireles tem o seu trabalho reconhecido em distintas latitudes, como a Casa Real Espanhola onde se encontra uma guitarra sua, por outro lado o seu trabalho de recuperação da sanfona foi inequivocamente elogiado por entusiastas, cultores e coleccionadores como Louzã Henriques.
Nesta recolha de entrevista expressa a ''dignidade'' que esteve na base da sua aplicação e investimento pessoais, em horas de pesquisa e trabalho dedicados aos instrumentos tradicionais portugueses, da paixão que mantém ao fim deste tempo pela actividade, nas emoções experimentadas na construção de um instrumento medieval que já estava em extinção - a sanfona (ler no separador Organologia), na importância inicial do seu contacto com a academia conimbricense, onde se apresentava regularmente com o cavaquinho, para os instrumentos que por encomenda (ainda na República onde residiu em Coimbra) passou a construir (cavaquinhos, bandolins, que considerava na altura serem instrumentos sem grandes cuidados, muito toscos, pesados, muito desafinados, apresentando alguns problemas para se tocarem), da evolução do interesse pela construção e dedicação que passou a dar à guitarrade Coimbra, das horas passadas em bibliotecas ''de bibliografia em bibliografia'' e das cartas e livros pedidos do estrangeiro.
Meireles reflecte ainda algumas ideias sobre as políticas culturais e o modus operandi , entre o seu país e o estrangeiro, sobre um certo isolamento a que o seu percurso levou nos últimos anos, sobre a curiosidade e o alerta de consciências que a forma como conduz a sua actividade tem despertado no meio musical de construção e uso destes instrumentos..
Muita da matéria-prima que encomenda vem de outros pontos geográficos como França ou Alemanha e reflecte sobre o papel facilitador da internet : os contactos com fornecedores de boas madeiras ou outros materiais.
Os seus instrumentos são, como referido, amplamente considerados. Uma guitarra braguesa feita por Fernando Meireles é também uma obra de interesse artístico, além de sonoro-musical, a boca desenhada em flores é exclusiva e difícil, apesar das tentativas, de igualar.
Meireles tem na guitarra de Coimbra de Raul Simões, um dos primeiros construtores a quem Artur Paredes recorreu, que se encontra no Museu Académico, uma referência para a construção deste instrumento musical.
© 2013 Fernando Meireles à conversa com Soraia Simões de Andrade, Perspectivas e Reflexões no Campo.
Som, Pesquisa, Texto: Soraia Simões de Andrade.
Fotografia de capa: ciclo de debates Conservas em volta da Guitarra Portuguesa, 3ª sessão: «Guitarras de Coimbra e de Lisboa, sua construção, técnicas e difusão». Coordenação: Soraia Simões de Andrade. Convidados: Fernando Meireles (Coimbra), Óscar Cardoso (Lisboa).
Recolha efectuada na Oficina-Atelier de Fernando Meireles
Paisagem Sonora incluída