Este Podcast vai de férias em Agosto e regressa na primeira semana de Setembro com mais quatro entrevistadas, no entanto deixo-vos algumas curiosidades soltas que fazem parte da minha pesquisa para um artigo no prelo e pistas sobre o que virá em Setembro.

 

 

Após consulta à documentação e registo de obras musicais na Sociedade Portuguesa de Autores, constato que o primeiro registo de uma composição musical feito por uma mulher em Portugal nesta instituição aconteceu em Junho de 1928. Adelaide Saguer, violoncelista, foi a primeira mulher compositora a fixar nesta entidade uma obra da sua autoria com o título «Valsa Lenta». Não obstante, as suas criações musicais serem anteriores a essa data, como se pode verificar no número 360 da revista Arte Musical, dirigida pelo musicólogo Michel’Angelo Lambertini publicado a 15 de Dezembro de 1913. Já agora, a respeito do repertório para violoncelo em Portugal, sugiro uma leitura, a dissertação de mestrado defendida por Ana Cláudia Serrão em 2016 na Universidade Lusíada de Lisboa, também ela violoncelista, na área de especialização em Ensino da Música com o título Repertório para violoncelo em Portugal nos séculos XX e XXI: uma abordagem preliminar.

Já Fernanda de Castro, escritora, poetisa e tradutora seria a primeira mulher a registar na Sociedade Portuguesa de Autores uma obra literária. No ano 1925 (...) (continua, «picar» aqui para ouvir)

Desde 1928 até ao presente a Sociedade Portuguesa de Autores tem 1008 mulheres registadas como compositoras ou compositoras e autoras (com categoria de C ou CA) e 8241 homens registados como compositores ou compositores e autores (com a categoria de C ou CA). Estes e outros dados são desenvolvidos no artigo em questão.

 

Podem também «picar» nas fotografias  em baixo para escutar as entrevistas que marcam a temporada de arranque deste podcast temático. Ou, se preferirem, façam-no pelo Itunes. Não esqueçam de subscrever/seguir, partilhar, os episódios.

 

Além das subscrição e partilha dos episódios, podem também deixar os vossos comentários.

Boas férias e Saudações Sonoras.

 

 

Comment