O projecto RAPortugal 1986 - 1999 contou, além do Ciclo de Conferências e Debates com início a 7 de Setembro de 2016 e termino a 22 de Janeiro de 2017, com um Ciclo de workshops que tiveram como principal objectivo aproximar outros lados do RAP e da 'cultura hip-hop' do mundo escolar, especialmente do ensino secundário.

Da parceria estabelecida entre a Associação Mural Sonoro e a Associação Cultural Moinho da Juventude no âmbito do projecto RAPortugal 1986 - 1999 resultaram um conjunto de acções/workshops em escolas e espaços culturais situados na Reboleira, Amadora, Cova da Moura.

REALIZAÇÃO DOS WORKSHOPS

Flávio Almada, Jakilson Pereira

Produção: Associação Mural Sonoro, co-produção: Associação Cultural Moinho Da JuventudeCâmara Municipal de Almada, Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Reboleira, FIAR.

(Re) educar através do RAP: Reacção Através da Poesia

Objectivo

Despertar o interesse para a escrita, utilizar o RAP como uma expressão da realidade quotidiana vivida por este grupo de adolescentes, que grande parte das vezes não é discutida na sala de aula.

Meta

Articular o ensino formal com o informal.

Método

Trabalhar os conceitos através de jogos de palavras

 

PROGRAMA

Tema: Descrição da realidade através da palavra

Formadores: Flávio Almada, Jakilson Pereira

Público-alvo: 12 - 15 anos

Espaço: Associação Cultural Moinho da Juventude

8 de Outubro

a partir das 15:00

 

Bravo a estes meninos e a estas meninas com tanta perspicácia e criatividade que conseguiram fazer a minha tarde com a sua destreza no improviso e no retratar das suas realidades em modo de "poesia rap" (em crioulo). 1º Workshop integrado no projecto RAPortugal 1986 - 1999
Tema: Descrição da realidade através da palavra

 Soraia Simões (Direcção Associação Mural Sonoro a respeito do primeiro workshop realizado na Associação Cultural Moinho da Juventude)

Formadores: Flávio AlmadaJakilson Pereira 

  Jakilson Pereira fotografia

Jakilson Pereira fotografia

 

3 de Novembro

a partir das 15:00

Tema: Poesia de periferia?

Formador: Flávio Almada

Público-alvo: 12 - 15 anos

Espaço: Escola Intercultural das Profissões e do Desporto (Reboleira)

 

Excedemos as nossas expectativas!

60 jovens agora no auditório da Venda Nova, Escola Intercultural das Profissões e do Desporto, para receber o 2º workshop integrado no projecto RAPortugal 1986 - 1999
Tema: Poesia de periferia?
Formadores: 
Flávio Almada e Jakilson Pereira

Uma feliz parceria, neste eixo do projecto, da Associação Mural Sonoro com a Associação Cultural Moinho Da Juventude e a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto (Direcção Associação Mural Sonoro a respeito do segundo workshop realizado com o apoio da Associação Cultural Moinho da Juventude e da Escola Intercultural das Profissões e do Desporto (Reboleira)

História Oral com LBC Soldjah (2012)

Flávio Almada

Flávio Almada, nasceu em São Domingos, Santiago, Cabo Verde, em 1982. É licenciado em Tradução e Escrita Criativa pela Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação (Lisboa) em 2013 e mestrando em Estudos Urbanos na FCSH/ISCTE. Há catorze anos que reside em Portugal e durante esses anos trabalhou em projetos ligados ao Desenvolvimento artístico e cultural, Cidadania e Educação Cultural, Economia solidária, Inclusão Digital, Coesão e Inclusão através da Arte, Desenvolvimento Comunitário em várias localidades da Área Metropolitana de Lisboa. É Mc’s (Rapper), ativista político e Membro da Direção  e colaborador da Associação Cultural Moinho da Juventude. 

História Oral com Hezbó MC (2012)

Jakilson Pereira

Licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Santarém/Instituto Politécnico de Santarém e mestrando em Educação e Sociedade no ISCTE, possui formação complementar diversa, nas áreas da cidadania e intervenção juvenil. É técnico superior de educação social na ACMJ, onde desempenhou diversas funções desde 2011.

Desde 2011, é responsável pela Biblioteca António Ramos Rosa e administrador do Balcão do Cidadão de Cabo Verde na Associação Cultural Moinho da Juventude, emite: registo criminal, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, certidão de perfilhação, sendo este um dos serviços que integra o núcleo de apoio à documentação e apoio jurídico da associação. O desempenho destas funções tem-lhe dado, entre outros aspectos, grande prática e proximidade com o Serviço de Estrangeiro E Fronteiras e Conservatória do Registo Civil para pedido de nacionalidade Portuguesa.

Colabora com Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no Projecto “Alice” - Colóquio Internacional Epistemologias do Sul, desde 2014. 

Comment