Fotografia da autora de Bruno Lisita.jpg
Fotografia da autora de Bruno Lisita.jpg

Sobre a Autora


SCROLL DOWN

Sobre a Autora


 

 

Para onde contactar?

muralsononoro.soraiasimoes@gmail.com

soraiasimoes@fcsh.unl.pt

 

Soraia Simões nasceu em Coimbra (Sé Nova, 1976). É autora da plataforma digital Mural Sonoro, que criou em 2011, dirige a Associação Mural Sonoro desde 2014 e é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC)  da FCSH na Universidade Nova de Lisboa (UNL) desde Fevereiro de 2015.

Publicou também as obras Passado–Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho (Lisboa: Chiado Editora, 2012) e RAPublicar – a micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986 – 1996 (Lisboa: Caleidoscópio, 2017). Foi distinguida com o prémio Megafone/Sociedade Portuguesa de Autores em 2014. Coordenou o projecto RAPortugal 1986 – 1999 que contou com os apoios pontuais da Direcção Geral das Artes em 2015.

O seu estudo e trabalhos incidem actualmente nas práticas musicais em contextos migratórios e de revolução política ou ideológica, na relação entre música e género e nos arquivos digitais sonoros.

É também autora do podcast Mural Sonoro, que congrega 50 episódios sobre mulheres na música feita em Portugal e do documentário A Guitarra de Coimbra (2019, RTP2) que conta com a realização de José Ricardo Pinto.

 

Fotografia Bio de Bruno Lisita

 

Interesses pessoais

A escrita e os diálogos. As músicas — os sons, os ruídos, os silêncios —, as percepções e as memórias, as estórias visíveis e as invisíveis. O indivíduo e o colectivo — as culturas e os lugares, as paisagens reais e as imaginadas, os repertórios de luta e os repertórios de resistência.



Domínios científicos nos quais trabalha

História Oral e História das Ideias, História das Músicas Populares no século XX

Pós-Graduada em Estudos de Música Popular e História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontrando-se a meses de defender uma dissertação de mestrado na área de especialização em História Contemporânea com o título RAProduções de memória, afirmação, resistências: os primeiro passos do RAP feito em Portugal (1986 - 1998) .

Comunicações em encontros de natureza cultural e científica por convite

  • 2018 - 12 de Abril. Sessão «Cidade Cidadã», comunicação: RAPresentar a cidade (In) visível no arranque do hip-hop em Portugal. Convite: Secretaria de Estado da Tecnologia e Ensino Superior. Portugal Smart Cities. Centro de Congressos de Lisboa.
  • 2018 - 23 de Março: Qual o futuro do hip-hop?. Debate. Semana da Juventude. Convite: Câmara Municipal de Lisboa.
  • 2018 - 8 de Março, comunicação: O malsucedido sucesso: os dois primeiros grupos de RAP femininos em Portugal,. Convite: Escola Artística António Arroio.
  • 2017 - 16, 17 e 18 de Novembro, Seminário Práticas de Arquivo em Artes Performativas, organização: CEIS20/Universidade de Coimbra, Instituto de História da Arte - FCSH NOVA I Locais: TAGV - Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), 16 de Novembro, teatro Nacional de São João | Centro de Documentação MSBV, Porto (17 e 18 de Novembro).
  • 2017 - 7, 8, 9, 12 de Novembro, Colóquio Reinventar o discurso e o palco: o RAP entre saberes locais e olhares globais, organização: Universidade Eduardo Mondlane, Bloco4Foundation, Mural Sonoro, local: Centro Cultural Brasil Moçambique, Maputo.
  • 2017 - 29 de Julho Como se Fora seu Filho, comunicação: «MusicAtenta e RAP - ´Tudo depende da bala e da pontaria´: do exílio às ruas (1961 - 1994)», convite Associação José Afonso.
  • 2017 - 5 e 6 de Julho RAPensando as Ciências Sociais e a Política, mesa 3 - «Temos passados não antecendentes: o rap e a luta contra a xenofobia em Portugal», a convite de Boaventura de Sousa Santos. Encontro promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
  • 2017 - 10 de Maio, FOrA - Festival da Oralidade do Algarve, convite/oganização do CHAM - linha de investigação ''Património e Memória''. Comunicação: Construir história pondo em evidência o cruzamento da exposição oral de vivências e interpretação das mesmas: exercício de liberdade e de cidadania.
  • 2017 - 2 de Maio, Palestra «Práticas musicais e cultura popular no 25 de Abril de 1974», a convite do Laboratório de História do IHC-FCSH/UNL, sítio: Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro.
  • 2017 - 21 de Abril, Seminário: Música, Jovens e Migrações, convite/organização: CEG, IGOT - Universidade de Lisboa e CIS.Nova (FCSH-UNL), painel 2: Música, Identidade e Política, comunicação: «RAPublicar: 1986-1996».
  • 2017 - 1 de Fevereiro, RAPublicar – a «micro – história» que fez história numa Lisboa adiada 1986 – 1996, Seminário de Investigação Permanente | Lisboa, FCSH/NOVA, Edifício ID, Multiusos 2.
  • 2016 - 1 de Outubro - 11.45, convite Biblioteca Municipal de Penacova - Novos Processos de Preservação e Divulgação do Património Imaterial, Comunicação: Mural Sonoro: Memórias e sons locais sem paredes.
  • 2016 - RAPortugal 1986 – 1994: território e poder, Seminário de Investigação Permanente | 21-22 Junho 2016, Lisboa, FCSH/NOVA, Edifício ID, Multiusos 2.
  • 2015 - Apresentação n. 67 (2014) | Ler História. convite: Fernanda Rollo (IHC), em debate "Música e Revolução. A Música Popular em Portugal no contexto das Campanhas de Dinamização Cultural e no PREC" (coord. debate Soraia Simões).


Curadorias por convite

  • 2017 -  Dezembro  «CLOSE UP - Punk's Not Dead», exposição de Paulo Moreira (Luanda, Angola 1968), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, curadora: Soraia Simões (IHC, FCSH, Mural Sonoro).

Consultorias&comissões científicas por convite

  • 2017 - Dez, 7, 8, Comissão Científica Colóquio Internacional «Variações sobre António - um colóquio em torno da obra de António Variações» -, convite e organização: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • 2016/2017 - RAPortugal 1986 - 1999, pontuais DGArtes.
  • RTP, a partir de Novembro de 2015, Extrema Esquerda: porque não fizemos a revolução? de Luís Marinho, Rosário Lira e Ricardo Andrade. Consultoria histórico-musical.

Comissão de honra

Bloco4 Foundation, Maputo

Coordenação e comissão organizadora

  • Colóquio científico Bandas e Música para Sopros. (Re)pensar Histórias Locais e Casos de Sucesso, FCSH NOVA (2017, apoio: Instituto de História Contemporânea).
  • Ciclo Cinema é Liberdade, FCSH NOVA em parceria com Real Ficção (Abril e Maio de 2017, apoio: Instituto de História Contemporânea).
  • Ciclo de debates mensais RAPortugal 1986 - 1999 (2016 - 2017, apoio: Direcção Geral das Artes'15).
  • Ciclo de debates mensais sobre Música Popular, Museu Nacional da Música (2013 - 1015, apoios Museu Nacional da Música, Associação dos Amigos do Museu da Música).
  • Ciclo de debates mensais Conversas à volta da Guitarra Portuguesa em parceria com A Muralha - Tasca Alfama (2013 - 2015).
  • Ciclo África Move (Julho/Agosto, 2012), Festival Escrita na Paisagem, edição com o tema «Cosmopolíticas».
  • Ciclo MusicAtenta (Novembro/Dezembro, 2012), Largo do Intendente.


Publicações de livros como autora

  • 2018/19 (no prelo) Os primeiros passos do RAP em Portugal. Fixar o invisível, Editora Caleidoscópio.
  • 2017 RAPublicar – a «micro – história» que fez história numa Lisboa adiada 1986 – 1996, edic. Editora Caleidoscópio.
  • 2012  Passado - Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho, Chiado Editora.

Publicações de artigos em livros

  • 2018/19 (no prelo), convite para livro Reinventar o Discurso e o Palco. Coordenadores: Paula Guerra, Tirso Sitoe. Título do artigo: «RAPresentar: discursos, territórios, poder público e identidades».


Programas& documentários de autora

  • No prelo (2019) A Guitarra de Coimbra, documentário produzido pela Velvet Station para a RTP2, da autoria de Soraia Simões com realização de José Ricardo Pinto.
  • 2013 - 2017 Conversa ao Correr das Músicas, iniciado no Museu Nacional da Música numa parceria com a Associação Mural Sonoro, no ano seguinte integra a programação do BONS SONS'15. 
  • 2018 - Podcast Mural Sonoro 

 Revistas Científicas

Colaborações multimedia
Europeana Sounds, Memórias da Revolução (IHC/RTP), Extrema-Esquerda. Porque não fizemos a Revolução? (RTPlay), Dipanda’75
(Documentário), O Fado e as Outras Músicas do Mundo (portal), Buala (portal), Revista Rubra, Obeissance est Mort (blogue), Paulo de Carvalho (portal).

Participações em audiovisual e media

  • Versos que Atravessam, Depoimento, contextualização, Documentário sobre a «cultura hip-hop» entre Portugal e o Brasil do realizador brasleiro Léo Almeida (2016 - 2017). Gravação: Lisboa Entrevista a Soraia Simões: Léo Almeida.
  • Ensaio de Fado, Depoimento. Entrevista a Gabriel Lopes Pontes (documentarista brasileiro). Gravação Museu do Fado, Lisboa, Março de 2015.
  • La música rota de un lamento: Sentimiento portugués. Entrevista cedida a La Razón (Edición Impresa) / María Ángeles Fernández y Jairo Marcos, public. 06 de abril de 2014.


Alguns artigos

Simões, Soraia 2018 « Fixar o (in)visível: papéis e reportórios de luta dos dois primeiros grupos de RAP femininos a gravar em Portugal (1989 - 1998) », Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 7, No 1 | -1, 97-114. Brasil.

Simões, Soraia 2018 (parte II) RAPoder no Portugal urbano pós 25 de AbrilAs margens, o centro, paradoxos e contradições (O Independente, Jornal Blitz). Cultura. Esquerda.net.

Simões, Soraia 2018 (parte I). RAProduções de Memória: Apontar origens, influências e contradições. Cultura. Esquerda.net.

Simões, Soraia 2017 Percursos da Invisibilidade. As mulheres no RAP: afirmação e resistência, Le Monde Diplomatique. Edição Impressa.

Simões, Soraia 2016 Maoísmos e Cultura Popular. Experiência portuguesa, repertórios e discursos (1972 - 1975), breves considerações. Plataforma Mural Sonoro.
Simões, Soraia 2016 RAPortugal: territórios e poder no Portugal urbano pós 25 de Abril (1986 – 1994). Plataforma Mural Sonoro.

Simões, Soraia 2016 Sincronias e Assincronias do Fado no contexto amadorístico de Alfama. Plataforma Mural Sonoro.

Simões, Soraia 2015 Angola: o itinerário da palavra na canção e a emancipação da cultura popular face ao imperialismo português (1961 - 1975). Plataforma Mural Sonoro.

Simões, Soraia 2014 Hugo Ribeiro: Senhor gravação. Suplemento (JA Magazine) do Jornal do Algarve.

Simões, Soraia 2013 Recolha Mural Sonoro: instrumentos e sua classificação. Portal Mural Sonoro.

Simões, Soraia 2012 Lusofonia não é o designío mas o que se faz com o designío. Portal Mural Sonoro.

Simões, Soraia 2012  Breves considerações acerca da performance de géneros musicais, literários e coreográficos cabo-verdianos, portal Buala.

Simões, Soraia 2012 A importância de tratar o músico como um profissional e não como um animador. Portal Buala.

Simões, Soraia 2009 Punked, Do Novo Rock à Quimera Punk em Portugal, área Música. Portal Rua de Baixo.