Título: Conversa ao Correr das Músicas
Género: Programa de História da Música
Primeira série
Durabilidade: 13 episódios
Periodicidade: 1 episódio mensal
Autoria: Soraia Simões
produção e realização: José Ricardo Pinto Co-produção: DocFilm Shop e Mural Sonoro
Estreia: 13 de Maio de 2017

Sinopse

frame de vídeo - genérico do programa

Conversa ao Correr das Músicas fala da Música Popular feita em Portugal especialmente na segunda metade do século XX.

Gravado entre os anos 2011 e 2016, o programa apresenta-se finalmente numa primeira série de 13 episódios com cerca de 10 a 15 minutos cada.

Cada episódio demonstra, por via do percurso do (a) convidado (a), uma boa parte das transformações ocorridas no universo da produção e recepção musicais. Fala-se de composição, interpretação, contextos culturais, sociais, ideológicos ou económicos que influenciaram a criação ou produção das suas músicas, de meios tecnológicos usados e de técnicas de organaria, de pontos de partida ou figuras e acontecimentos de referência.

Há um (a) músico, compositor (a) ou construtor de instrumentos convidado (a) a cada episódio.

Poderá assistir, em acesso livre, a esta primeira série através de um canal criado online para o efeito, o qual pode subscrever a partir da data de estreia.

Conversa ao Correr das Músicas procura cruzar os principais items abordados na investigação sobre música e cultura populares nestes anos com as práticas e percursos destes actores. Cada episódio é narrado, segundo um guião/ uma linha orientadora que estabeleci, pelos protagonistas. Vários (as) dos (as) protagonistas fazem parte da nossa memória colectiva e já se inscreveram na história contemporânea recente.

Procura-se, assim, contar uma parte da história da música feita em Portugal, que é também a história destes protagonistas e se cruza inequivocamente com a história do país. Ao escrever este programa e realizar estas entrevistas tencionei fazê-lo com esse objectivo, mas simultaneamente de uma forma atractiva. Tendo como canal o discurso de alguns dos seus principais sujeitos da história, procura-se uma actualização ou renovada leitura no plano dos estudos sobre história da música e da cultura populares a partir da segunda metade do século XX, que privilegie o uso e transmissão da memória e a interpretação e enquadramento da mesma.

Esperamos que o Conversa ao Correr das Músicas suscite os mesmos interesse e entusiasmo que a mim desencadeou quando o comecei a escrever há uns anos e, mais ainda, quando comecei a estabelecer 'in loco' esta (s) Conversa (s) ao Correr das Música (s).

Soraia Simões