Com a criação da Associação Mural Sonoro, em Fevereiro de 2014, o Projecto tem agora como missão alargar o seu método-base a outras leituras, com outras linguagens, em prol do mesmo enfoque que está na sua origem: a reunião de conteúdos com o propósito da fundamentação do seu já considerável acervo documental e sonoro.

Se os debates que ocorrem no Museu da Música desde 2013 com músicos, compositores, construtores de instrumentos gravados no arquivo Mural Sonoro procuram, através da discussão em torno de um Tema mensal, caracterizar as várias práticas musicais operadas em Portugal, que se fixaram por tempos ou permanentemente na capital do país tendo aí notoriedade, sendo acolhidas ou repelidas em determinados tempos, incitando a capital a uma (re) descoberta delas nos locais, explicitar as dinâmicas do ensino ou aprendizagem dos instrumentos construídos em Portugal e que são usados nessas práticas, desde o momento em que se detectam aspectos de carácter regional ou local nessas práticas adaptadas à música que era produzida em cidades centrais e zonas limítrofes, até ao presente, tendo como ponto de partida e chegada as comunidades de prática, os processos de produção e de recepção musical, o novo Ciclo concentra-se no percurso de um músico, autor, compositor e intérprete já gravado no Arquivo e no seu repertório, técnicas de execução e experiência musical, o Ciclo «Conversa ao Correr das Músicas» procura misturar a música e o discurso oral num só.
 

Ivan Lins, Museu da Música

Ivan Lins, Museu da Música


A cada mês Soraia Simões apresentará um Músico/Autor diferente com um já significativo legado no âmbito da Música Popular em domínios musicais diversos de matriz urbana onde o «jazz», o «rap», o «fado» e outras formas musicais de cariz tradicional no âmbito da cultura popular e de campos como os da autoria, interpretação e composição estarão presentes na voz e expressão (musical e verbal/discursiva) de alguns dos seus principais autores nos últimos anos.

O Convidado que abriu este novo ciclo foi Ivan Lins. O Músico/Autor tocou e explicou  simultaneamente aquilo que tem feito no âmbito da Música Popular nas últimas décadas e algumas das histórias contidas nas músicas que marcaram o seu percurso e o processo levado a cabo em algumas das suas composições.

 

Nestas Sessões não existe um palco permitindo aos espectadores estarem mais próximos desta conversa cantada ou música falada, como o entender.

 

Ivan Lins com Soraia Simões

Ivan Lins com Soraia Simões

O Início deste ciclo aconteceu a 8 de Julho de 2014 com o músico e compositor Ivan Lins e a sessão foi registada para arquivo e dará origem a uma Colecção de Vídeos de carácter documental a sair no fim do Ciclo, realizados pela Associação Mural Sonoro.
 

Ivan Lins

Ivan Lins


Ivan Lins é um dos grandes nomes da Música Popular no mundo. Gravado em entrevista para o arquivo Mural Sonoro (escutar 65° recolha de entrevista) e membro da Associação Mural Sonoro o músico e compositor brasileiro é um dos mais internacionais e reconhecidos autores dos sec. XX e XXI. Vencedor de vários Grammys e prémios internacionais. A Sociedade Portuguesa de Autores atribuir-lhe-ia em 2013 o Prémio de 'mérito e excelência' para melhor músico e autor internacional.
Pianista e compositor de Elis Regina. Gravado nos EUA por Quincy Jones ou Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan entre outros. Novo ciclo da Associação Mural Sonoro mais uma vez em colaboração com o Museu da Música. 

Museu da Música

Museu da Música

Ficha Técnica

Produção: Associação Mural Sonoro

Autoria, Moderação: Soraia Simões

Convidado: Ivan Lins

Fotografias: Helena Silva

Vídeo: Marta Reis

Parceiro: Museu da Música

Registo IGAC, 2014 em parceria com Museu da Música