O álbum "Toy Portugal"  lançado recentemente é composto por quinze faixas originais, com duração aproximada de 50 minutos. Resulta da combinação da "Suite Portuguesa para Toy Piano", "Cenas Portuguesas" e três faixas bónus.

Toy Portugal é uma banda sonora de um passado idílico. Todas as peças são altamente evocativas e com carácter programático. Estão associadas aos sons, sítios, pessoas e memórias da minha infância em Portugal. Numa certa medida estou a reviver e rescrever a minha própria história utilizando um Toy Piano como a minha voz, criando o meu próprio folclore. Imaginem este trabalho como algo kitsch, nostálgico e vindo de um passado remoto. Estilizado, como se sempre lá tivesse estado.

Este conjunto de peças foi um projecto  pessoal que decorreu entre o final de 2010 e 2013 e foi todo concebido por mim. Todas as peças e arranjos. Recolhi também os depoimentos das pessoas que aparecem a contar histórias. Sou também o responsável pela mixagem e masterização.

O álbum foi lançado conjuntamente com o livro de partituras. Espero ter conseguido criar um repertório agradável e divertido de tocar, adequado para um mercado internacional e de certa forma com um ''toque  étnico''. Convido os ouvintes  a adquirir as partituras e a tocarem as peças. É também um convite a que vejam o Toy Piano como um instrumento musical que pode ser sério e um recurso sonoro com valor. O desafio foi maior, tendo em conta que o Toy Piano é um instrumento frágil e algo limitado, com apenas duas oitavas de extensão. Para tirar partido dessa extensão quase todas as peças são em Dó maior/menor, com poucas excepções.

"Toy Portugal" está disponível em mais de setecentas lojas online por todo o mundo, nomeadamente Amazon, iTunes, Spotify, etc. As versões físicas podem ser adquiridas aqui


As peças já foram estreadas em Taiwan pela Pianista Veronica Yen, que aderiu ao projecto ainda na sua fase inicial e o tem divulgado sempre que tem oportunidade.

Tiago Videira*

 

*Tiago Videira considera-se um Criativo com intervenções em várias áreas. Licenciado em Ciências Musicais com Mestrado em Filosofia – Estética da Música, dedica-se actualmente ao Doutoramento em Digital Media, com um projecto ligado à música e Novas Tecnologias.

Trabalhos recentes na música incluem a banda sonora da primeira season da série de animação "The world of snowboy and Crow" e os créditos finais do documentário "Dreams: Cinema of the Subconscious", bem como o álbum de 'música ambiente' (e respectivo livro de partituras) "Dances and Dreams".

Ganhou o prémio Jovens Escritores 2006, com o trabalho "Contos Galácticos" e publicou ainda o livro  "O Castelo do Louco".