77ª Recolha de Entrevista

Only with permission

Rights reserved - Free access

Quota MS_00046

Europeana Sounds

BI: Nuno Siqueira nasceu em Lisboa, freguesia de Santa Isabel, no ano de 1943. 

É coleccionista e um apaixonado pela guitarra portuguesa (instrumento que toca de forma amadorística em tertúlias semanais no bairro de Alfama) e pelo fado.

É advogado de profissão, mas a paixão pelo fado tem-no levado a coleccionar uma série de objectos sobretudo neste âmbito. Nesta recolha explica de que modo tal começou a partir dos anos de 1980, tendo-se intensificado na década seguinte.

Entre iconografia musical de fado, arte plástica e serigrafias de guitarras e figuras do fado, iconografia relacionada a conjuntos de Bandas Filarmónicas com guitarras, rolos de papel perfurado com Fados e Canções de Coimbra para pianola, partituras de Canção de Coimbra de António Menano e outros, Cartazes, uma pianola, fonogramas de 45rpm e 78 rpm de fado, entre outros, um gramofone portátil (França, 1925), uma Guitarra de José António de Sabrosa (1920/30), partituras de António Menano para piano, um fonógrafo, uma Grafonola His Master's Voice de 1920, Caixas de música, "literaturas de cordel" e, entre muitos outros objectos, "Folhas volantes" e literatura no âmbito, arrisco a afirmar: Nuno Siqueira tem por catalogar das mais vastas e interessantes colecções de fado que encontrei, talvez até superior na precisão em determinados temas que a comportam, até à data em que esta recolha é feita, que a colecção patente no Museu do Fado, com o qual pontualmente colabora cedendo peças da sua colecção: como aconteceu com bibliografia cedida para a exposição ''O Fado e o Teatro''.

Nesta recolha explica também onde adquire as peças e o valor pessoal e histórias que algumas delas contêm.

Reúne a sua colecção num outrora escritório de advogados onde também exerceu a sua actividade jurídica. Foi tomando conta do espaço, como alude na conversa, à medida que os seus colegas de profissão iam saindo para outro local. Neste momento, aquele que foi um escritório de advogados preserva uma inestimável colecção musical com enfoque no fado.

As valorações, as vontades e os objectivos de um coleccionista, intérprete de fado (guitarra e voz) e escritor de letras nas horas vagas, que mantém uma tertúlia a par de outros amigos, igualmente de outras profissões, com a mesma paixão por este universo musical semanalmente.

© 2014 Nuno Siqueira à conversa com Soraia Simões, Perspectivas e Reflexões no Campo

Recolha efectuada na ''Casa Museu'' de Nuno Siqueira no Chiado (Lisboa)

 

 

Som: Paulo Lourenço
Edição, Pesquisa, Texto: Soraia Simões

Comment