Info Retirada do Cartaz e Apresentação da Sessão nos habituais orgãos de difusão

O Espaço A Muralha – Tasca Típica em Alfama, estabeleceu a partir de Agosto uma parceria com o projecto Mural Sonoro. Trabalho acerca das músicas populares que se fazem em Portugal e nas diásporas e que tem na base do trabalho o registo de conversas para constituição de um Arquivo Sonoro com músicos, compositores, construtores de instrumentos, directores musicais que fazem parte deste contexto e da história da música popular em Portugal dos últimos 50 anos. O projecto Mural Sonoro é dinamizado pela investigadora Soraia Simões.

*A segunda Sessão ocorreu no dia 6 de Outubro (domingo) pelas 17h e os intervenientes foram o músico, compositor e autor Rão Kyao e o Fadista, Programador e ex Director de Semanários na área da música popular (destaque para o Musicalíssimo e para os Primeiro Festivais de Jazz em Cascais a par de Villas-Boas) João Braga, a apresentação e moderação estará a cargo de Soraia Simões.

A Entrada foi Livre. Falou-se nesta Segunda Sessão das relações de proximidade e distância entre o fado e outras músicas populares. O papel conferido à guitarra portuguesa no domínio do fado e de outros instrumentos que o visitam ou permanecem nele há um tempo vital, como o caso do saxofone e mais tarde as flautas usadas por Rão Kyao neste universo musical. A Guitarra, nestas sessões, estará sempre presente. Fisicamente e nas conversas.
Também a guitarra de Coimbra, na voz dos seus mais reconhecidos construtores, tocadores e estudiosos marcará presença nestas sessões em Lisboa.

Autora, Moderadora: Soraia Simões

[Poster de Julita Zoe a partir de uma ilustração de Stuart Carvalhais]
 

Das duas horas da sessão que ficarão integralmente em Arquivo físico para memória futura a partir do ano de 2014, estão disponíveis, sem cortes pelo meio, como nas anteriores estes cerca de 40minutos:

O Fado e as Outras Músicas Populares 1.jpg
O Fado e as Outras Músicas Populares 2.jpg


O Fado e as Outras Músicas Populares 3.jpg