69ª Recolha de Entrevista

 

Only with permission

Rights reserved - Free access

Quota MS_00040 Europeana Sounds

BI: Óscar Manuel Barbedo Cardoso nasceu no ano de 1960 em Oliveira do Douro (Distrito de Viseu) . É um Guitarreiro reconhecido especialmente no meio musical lisboeta e no universo do fado, embora construa para músicos de outros universos.

O construtor tem trabalhado no restauro e construção de instrumentos de corda desde há mais de 34 anos. É “Guitarreiro”. Chegou a esta actividade por influência do pai, o construtor Manuel Cardoso, cuja oficina, no Casal do Privilégio em Odivelas (Lisboa), hoje ocupa.

Nesta recolha de conversa que com ele fiz para o Arquivo explica-me entre outros aspectos que com cerca de oito anos começou a procurar na oficina do pai ferramentas diversas com que se ia entretendo, que durante muitos anos se limitou a aprender com o pai e a serrar, aplainar, afinar ferramentas. Depois passou a fazer reparações e reconstruções de todo o tipo de instrumentos, de violinos a guitarras portuguesas passando por alaúdes, mas fala também de como vê o cenário da construção nomeadamente de guitarras portuguesas, das suas referências, dos seus anseios, das suas convicções no que concerne à feitura de instrumentos, etc.

As suas guitarras e violas são hoje tocadas por, entre outros, José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença, Custódio Castelo, Mário Pacheco, Filipe Lucas, Edgar Nogueira, João Alvarez, Pedro Jóia, José Peixoto, Arménio de Melo, Ângelo Freire, Diogo Clemente, Jaime Santos Júnior, César Silva, Bernardo Couto, numa lista de solicitações ao seu trabalho que tem crescido nos últimos anos.

© 2013 Óscar Cardoso à conversa com Soraia Simões, Perspectivas e Reflexões no Campo

Som, Pesquisa, Texto: Soraia Simões

Fotografias: André Cardoso

Recolha efectuada em Odivelas na sua oficina
 

Comment