29ª Recolha de Entrevista

Only with permission

Rights reserved - Free access

Quota MS_00024 Europeana Sounds

BI: Manuel Paulo de Carvalho da Costa nasceu há 65 anos na cidade de Lisboa.

Conhecido por Paulo de carvalho, é um músico, compositor e autor português, que conta já com 50 anos de actividade.

No decorrer deste ano meti-me num trabalho de pesquisa sobre o seu percurso. O  objectivo foi o de escrever um livro que partindo da génese do meu trabalho no Mural Sonoro originasse uma abordagem original sobre o seu percurso musical.
A pesquisa/levantamento de factos notáveis precisos no seu percurso, como as conversas regulares gravadas com ele, foram justificando, acrescentando e até mundificando algumas ideias ou noções inculcadas tantas vezes por esses dados que a pesquisa me ia dando (por Arquivos antigos, edições de revistas, fanzines e suplementos de épocas várias, gravações de programas de rádio, etc) e que nem sempre (fui-me apercebendo) correspondiam ao que me me ia contando dos processos vividos. E nem sempre coincidiam com o que outros autores (músicos, técnicos, compositores), que com ele trabalharam, me iam também contando sobre esses factos - uns mais conhecidos e divulgados, outros menos - que lhes ia apresentando.

Ao fim dos primeiros cinco meses tinha já um conjunto significativo de conversas variadas a atentar sobre uma indústria particular, que no seu desenvolvimento acompanhou tempos históricos, espaços e conjecturas especiais, algumas das fragilidades de mercado, alguns dos poderes reforçados por um meio que nem sempre favoreceu a actividade musical em Portugal, alguma dinâmica intrínseca a interesses institucionais e privados no meio fonográfico, de produção e de marketing, etc

Passado Presente- Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho foi o nome que dei a este livro, que não pretendeu ser uma Biografia clássica, mas um livro de cariz etnográfico, reflexivo e de carácter etnomusicológico sobre a vida musical de um autor português, que atravessou algumas das linguagens musicais mais expressivas do século passado em Portugal e permanece no presente, que viveu alguns períodos emergentes que alguns esqueceram e outros nem nunca (pelas mediações escassas) chegaram a saber, algumas concepções de época, algum virar de costas às concepções de época.

Nesta recolha de entrevista, feita depois do finalizar deste trabalho/livro no espaço onde o lançamento irá ser feito, são expostas algumas das directrizes que suportaram muitas das nossas conversas gravadas para o efeito entre Fevereiro e Junho deste ano.

O livro, com estas e mais reflexões no âmbito, sai a 18 de Outubro de 2012 no Museu da Música, pelas 18h30. Contará, além de Paulo de Carvalho, com a presença de Fernando Abrantes (músico, engenheiro de som e formador) que apresentará/introduzirá o lançamento.

© 2012 Paulo de Carvalho à conversa com Soraia Simões, Perspectivas e Reflexões no Campo

Recolha efectuada no Museu da Música

Edição, Pesquisa, Texto: Soraia Simões

Som: Pedro Magalhães